Esclareçam-se e divirtam-se caros visitantes! :-)

Confesso que não sou possuidora de grande fluência, cada palavra é arrancada do fundo do meu senso perfeccionista e auto crítico. Acho que o termo correcto será que cada palavra é parida. Mas daqueles partos com dor no baixo-ventre e rins, só semelhantes a ser serradas pelo meio.

Posto isto, esta ideia dos blogues, de escrever – embora apelativa – não me é fácil, ainda por cima como qualquer bipolar, digno desse epíteto, sofro da dificuldade de levar uma tarefa a termo. Começo com as maiores e melhores intenções (mania) e deixo tudo a meio (depressão). É o meu anjo extrovertido às avessas com o meu diabo introvertido. O dia e a noite, o sol e a lua… Vivo esperançada, em cada projecto que enceto, na vitória do anjo, do dia e do sol!!!

segunda-feira, 26 de maio de 2008

Eu sempre disse: "Não digam mal do chocolate!"


15 alimentos que rejuvenescem

Sabia que o chocolate preto é um deles?
Descubra os outros!
De acordo com os dados mais recentes da Organização Mundial de Saúde (OMS), 5,3 milhões de mortes poderiam ser evitadas anualmente através da alimentação, e nada mais.

1. Quivi

2. Abacate

3. Tomate

4. Presunto

5. Brócolos

6. Espinafres

7. Soja

8. Frutos secos
9. Chocolate preto

Estimula as funções cerebrais graças à fenetilamina, um alcalóide que actua como neurotransmissor cerebral. É um estimulante e anti-depressivo similar, em composição e acção, à epineprina e anfetaminas. Isso explica porque o bom chocolate tem características viciantes e de elevação do humor.
Feniletilamina é fabricada em nosso cérebro da tirosina, um elemento de proteína. Níveis de feniletilamina e seus metabólicos são geralmente baixos nos fluidos biológicos de pessoas com depressão. O comportamento das pessoas com depressão de procurar por chocolate pode ser uma forma inconsciente de auto-medicação.
Chocolate e exercícios têm algo em comum! Pesquisas preliminares têm descoberto que exercícios aumentam os níveis de feniletilamina.

10. Alho

11. Azeite virgem (e azeitonas)

12. Peixe azul

13. Chá verde

14. Mel

15. Cebola

Revisão científica: Dr. Tiago Osório de Barros (nutricionista no Espaço Qualidade e Saúde, em Lisboa)

E depois disto quem se atreve a denegrir a imagem do meu adorado e essencial choc?

Sem comentários:

Enviar um comentário